domingo, 28 de agosto de 2011

Ciências para todos!


Ensinar ou não ensinar ciências para todos, eis a questão, ou melhor uma das muitas outras que são trazidas por ela.
Segundo Millar, a questão de ensinar ou não ciências para todos é apenas uma ponta do iceberg de uma outra questão bem mais importante, a mudança do currículo em função do púbico que irá atender.
Primeiro precisa-se decidir, se ensina-se ciências para todos, ou unicamente  para aqueles que seguiram carreira na área. O currículo atual não é adequado para qualquer das escolhas, ou melhor para nenhum dos públicos. Para a maioria, que irá apreder ciências de um aspecto geral, como parte da educação, o currículo apresenta-se extenso, pouco atrativo e ineficaz do ponto de vista de seus objetivos. De outro lado para os estudantes que pretendem seguir carreira na área e aprofundar seus estudos, sua superficialidade e a maneira pouco científica com a qual são abordados os temas não fornecem as bases necessárias de conhecimento.
Então, retomo o tema e respondo: "Eu sou a favor que o ensino de ciências seja para todos", mas com uma condição irrevogável, que o currículo seja reestruturado. Outra consequência seria o retorno de todos os profissionais de educação envolvidos a sala de aula, para reaprenderem a ensinar. Posteriormente uma estrutura organizada deveria promover a avaliação das ações de implantação deste currículo, assim como o desempenho dos profissionais da educação. Não acredito que nenhuma organização, pública ou privada funcione sem que suas ações, incluindo resultado diretos da pessoas que a compoem possa ter bons resultados, sem avaliação.
Enfim, considero complexo e muito extenso o assunto proposto, tenho muitos questionamentos que não caberiam neste fórum, de qualquer forma falta-me embasamento e experiência para lidar com este tema. Tudo que tenho é minha própria experiência como aluna, e algumas semanas como professora de química. O que consegui ver ilustra o texto de Millar, os jovens não conseguem relacionar qualquer conceito citentifico a um fenômeno simples que ocorre a sua volta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário